O ano de 2021 vai ter menos dias de descanso que 2020, porém já começa com um feriado prolongado: o 1º de janeiro, data da Confraternização Universal, vai cair em uma sexta-feira, o que permite estender pelo fim de semana.
Dos 11 feriados nacionais, outras três datas, além do Ano Novo, caem em sextas ou segundas, contabilizando 4 “feriadões” ao todo: o período de Carnaval, cujo feriado extraoficial é a terça-feira (16), que costuma ser “imprensada” com a segunda-feira; depois, há a Paixão de Cristo, no dia 2 de abril, que é feriado nacional e, por cair em uma sexta-feira, é um “feriadão”; para encerrar, há o 15 de novembro, dia da Proclamação da República, feriado em todo o território nacional que vai ocorrer em uma segunda-feira, sendo o último feriado prolongado do ano.
O número é menor que em 2020, quando o País teve seis feriados prolongados, e o Ceará, sete. Contudo, em 2021, os cearenses também podem ter mais "feriadões" que os quatro nacionais. Isso porque o dia de São José (19 de março) será em uma sexta-feira. A data não é um feriado estadual, mas sim municipal, e abrange dezenas de municípios, entre eles, Fortaleza. Desse modo, em várias cidades do Ceará, o número de feriados prolongados pode chegar a cinco.
Há ainda o feriado estadual da Data Magna (25 de março), uma quinta-feira, que aumenta o número de folgas dos cearenses, embora não seja prolongado. Em Fortaleza, o feriado municipal de Nossa Senhora de Assunção (12 de agosto) também cai em uma quinta-feira. Em alguns setores, estes feriados em terças e quintas acaba por favorecer que a segundas ou sextas sejam “imprensadas”, criando novos "feriadões". Desse modo, somando nacionais e estaduais, os cearenses podem ter entre 12 e 13 feriados; os fortalezenses, 14.
.
Confira a lista de feriados:
1º de janeiro (sexta-feira)
Confraternização Universal, é feriado nacional. Por cair em uma sexta-feira, é um “feriadão”.
16 de fevereiro (terça-feira)
Carnaval. A data comemorativa é um feriado extraoficial, isto é, depende das legislações e decretos municipais e estaduais. Tradicionalmente, é “imprensada” com a segunda-feira.
19 de março (sexta-feira)
Dia de São José. Apesar de ser padroeiro do Ceará, não é um feriado estadual. É folga em Fortaleza e municípios como Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral, entre outros, que transformaram o dia em feriado. Por ser em uma sexta-feira, pode virar feriadão.
25 de março (quinta-feira)
Data Magna do Ceará, dia da libertação dos escravizados. É feriado em todo o estado.
2 de abril (sexta-feira)
Paixão de Cristo, é feriado nacional. Por cair em uma sexta-feira, é um “feriadão”.
21 de abril (quarta-feira)
Dia de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. É feriado nacional.
1º de maio (sábado)
Dia do Trabalho, é feriado em todo o país e em outras partes do mundo.
3 de junho (quinta-feira)
Assim como o Carnaval, o Corpus Christi é um feriado extraoficial e depende das legislações e decretos municipais e estaduais.
15 de agosto (domingo)
Dia de Nossa Senhora de Assunção, padroeira de Fortaleza. É feriado apenas na capital do Ceará.
7 de setembro (terça-feira)
Dia da Independência do Brasil, é feriado em todo o território nacional.
12 de outubro (terça-feira)
Muitas vezes referido como Dia das Crianças, é na verdade o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
2 de novembro (terça-feira)
Dia dos Finados, é feriado nacional.
15 de novembro (segunda-feira)
Dia da Proclamação da República, é feriado em todo o território nacional. Por ser em uma segunda-feira, pode virar feriadão.
25 de dezembro (sábado)
O Natal é feriado nacional, contudo, em 2021, vai cair em um sábado.
fonte: O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário